Governo do Piauí inaugura 1ª unidade pública de AVC no HGV na segunda (12) - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de jun. de 2023

Governo do Piauí inaugura 1ª unidade pública de AVC no HGV na segunda (12)

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

O governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, inaugurará na segunda-feira (12), no Hospital Getúlio Vargas (HGV), a primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC). São 10 leitos e uma equipe especializada para atender os pacientes vítimas de AVC . A solenidade acontece às 8h.

A equipe será composta de sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, o serviço beneficiará todo o Piauí. “Esse é mais um serviço que a Secretaria da Saúde e o Governo do Estado disponibilizam para o HGV que vai beneficiar todo o estado”, destaca.

O coordenador da Linha de Cuidados do AVC no Estado, Romilto Pacheco, ressalta que é  um momento  histórico, pois será um espaço exclusivo no maior hospital estadual, onde os  pacientes receberão um tratamento mais completo e integrado. 

“Além disso, a capital contará com uma rede de apoio de outras unidades com o suporte de uma equipe multidisciplinar e tecnologias avançadas. Essa rede de apoio é fundamental para podermos oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, especialmente em casos mais complexos e de alta gravidade”, explica o neuro intervencionista.

Romilto acrescenta que os primeiros resultados nos hospitais regionais foram consolidados positivamente. “Em seis meses do início das Linhas de Cuidado, já foram atendidos 1.200 pacientes com AVC e Infarto Agudo do Miocardio (IAM) em todo o estado, sendo que 220 receberam o medicamento chamado trombolítico, que desentope o vaso da cabeça e do coração”, lembra.

O secretário de Saúde, Antonio Luiz, destaca a alta padrão dos serviços oferecidos pelo HGV. “Isso significa que teremos cada vez mais piauienses atendidos com o mais alto padrão de assistência, o que certamente resultará em redução de mortes e de sequelas”, afirma.

Para o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o Piauí segue avançando no tratamento de AVC.

“Estamos avançando a passos largos no tratamento do AVC em nosso estado e essa Unidade de AVC é um marco nessa jornada”, destaca.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário