Fotos: Divulgação
A montagem da estrutura e cenografia do Piauí Pop no estádio Albertão é marcada por emoção entre os membros da equipe. Quem trabalhou as edições anteriores não consegue segurar as lágrimas ao ver o festival tomando forma.
“Desde 2013 eu venho ao Albertão sonhando com esse momento”, disse, emocionado, Tiago Peixoto, organizador do Piauí Pop.
“Parece que o Peixotão tá aqui colocando as mãos na cabeça e dizendo ‘cara, tá muito lindo’, afirmou produtora Pêpa Hidd, já se desmanchando em um abraço gostoso e os olhos rasos dagua.
Tem muito afeto, saudade, lembrança e ansiedade envolvidos. É impossível dissociar a volta do Piauí Pop da memória do Marcos Peixoto, idealizador do festival, morto em um acidente de carro em 2012. Ao filho Tiago Peixoto coube a missão da continuidade. Aos milhares de fãs, a expectativa da retomada. Enfim, esse dia chegou. “Tinha que ser aqui, tinha que ser agora”, Tiago recupera o fôlego e continua o trabalho.
É assim, com muito amor, que o Albertão ganha vida. Por fora o muro de concreto adesivado de lambe-lambe colorido dá nova cara ao estádio. Por dentro a transformação é indescritível. E a gente segue ouvindo frases inusitadas: “tem certeza que aqui não é o rock in rio ? ”, diz um dos integrantes da Equipe Pardal, operário da Opção Cenografia , empresa de São Paulo responsável pela programação visual do Piauí Pop. Eles também são impactados pela grandiosidade de um evento desse porte “no Piaui”.
Tudo é superlativo. O palco do gramado tem 90 metros. É quase a extensão de um quarteirão. “Isso amplia a campo de visão de quem se desloca de um lado pra outro quando as bandas se alternam” fala com experiência Thiago Alves, diretor de montagem. As estruturas metálicas vieram da empresa Feelings Eventos também de São Paulo. “Se usássemos os andaimes daqui a gente parava a construção civil no Piauí.”, completa Marcelo Araripe, diretor de infraestrutura.
Esquemas de segurança, de saúde, de transportes e trânsito, estacionamentos...tudo pronto. O interior do estádio já está limpo para a construção dos camarins. E só, não tem nada mais sob o anel de concreto. Os acessos as cadeiras e arquibancadas vão ser isolados com tapumes. O fosso já está sendo fechado e instaladas as passarelas de acesso. O camarote para 1.200 pessoas está na fase do piso. Os bombeiros acompanham toda a montagem.
Tem gente se preparando no Albertão, por toda a Teresina, e até no Maranhão. A advogada Larissa Santos vem de São Luís com duas amigas. “Eu estou extremamente ansiosa pra curtir esse evento”, diz em um vídeo nas redes sociais.
O repórter Leonardo Costa e o cinegrafista Fábio Henrique da TV Mirante produziram uma reportagem nesse sábado.Visitaram o estádio, o Gran Hotel Arrey e o Empório do Zeca. A rede de hotéis está com reservas esgotando e o restaurante está aumentando a equipe para atender tantos turistas. Nesses lugares a playlist do Piauí Pop deixa todo mundo no ritmo frenético do festival.
E tem bastidores que ninguém imagina: campanha de doação de órgãos, 3.300 ingressos distribuídos em escolas públicas, tatuagens temporárias de prevenção a violência sexual, seleção de intérpretes de libras ... fazer um festival é muito mais complexo que contratar bandas e curtir a vibe. É viver intensamente por semanas, meses...acionar o calendário na contagem regressiva e se estruturar para tantas emoções.
“O momento mais emocionante é quando abrem os portões e as pessoas correm eufóricas. Eu já vi isso algumas vezes e vou ter a felicidade de presenciar a surpresa quando eles pisarem nesse gramado”. Se a Ana Guello, arquiteta de tantos projetos gigantes pelo Brasil diz isso, nós piauienses precisamos segurar o coração pra esse dia.
A gente se encontra lá.
O Piauí Pop é de 4 a 8 de julho no Albertão. Atrações nacionais: Poesia Acústica (dia 4), Planta e Raiz (dia 5) , Raimundos (dia 6) ;
Paralamas do Sucesso , Biquini, Edu Falaschi & Orquestra Sinfônica de Teresina, Natiruts, Paulo Ricardo, Sandra Sá + Serjão Loroza + Luciana Mello, Xamã e Enme Paixão, (dia 7) ; Marina Sena, Criolo, Negra Li , Detonautas, Marcelo Falcão, Filipe Ret, Froid e Cynthia Luz , Sidoka (dia 8) ;
Atrações regionais : Yuri, Calmô, Navegantes, Coletivo DOPE (dia 4) ; Banda Acesso, Baile Afro Samurai, Cabessativa, Cochá (dia 5) ; Amigos do Vigia, o Transtorno, Roque Moreira, Narguile Hidromecânico (dia 6) ; Banheiro de Rodoviária, Radiofônicos , Narcolicista , Cojobas (dia 7) ; Math Gabe, Danilo Rudah, Felinho, Validuaté, Original Flip (dia 8).
Da Redação
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário