Com abertura da economia da China, Piauí projeta aumento de exportações em 2023 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de jun. de 2023

Com abertura da economia da China, Piauí projeta aumento de exportações em 2023



As exportações do Piauí deverão apresentar crescimento em comparação com o ano passado, segundo projeção do Governo do Estado. A Balança Comercial do mês de maio, por exemplo, reforça a estimativa. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento registrado foi de 7,3%.

A principal justificativa é a reabertura da economia da China após os efeitos da pandemia de Covid-19. O país chinês calcula que o PIB desse ano deve chegar a 5%, um crescimento de 1,5 a mais que em 2022. Com isso, há o aumento da demanda das commodities.
Divulgação / CCOMProdução de soja no Piauí

O acumulado das exportações acumuladas de janeiro, fevereiro, março, abril e maio somam US$ 630,6 milhões. Já no ano anterior foi de US$ 520,7 milhões, o que representa uma diferença positiva de 17,4%.

Os números de maio apontam ainda um superávit de 88% e indicam que o crescimento deve ser puxado pela exportação da soja, que representou 73% dos produtos negociados, seguida do milho com 19% vendas.

Quanto aos municípios, o destaque deverá ficar para Bom Jesus, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Corrente. Já os principais parceiros comerciais do Piauí são China (60%), Espanha (9,2%), Coreia do Sul (3,5%), Estados Unidos (3,4%) e Arábia Saudita (2,4%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário