Valença celebra Festa do Divino com multidão em missa campal na praça Getúlio Vargas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de mai. de 2023

Valença celebra Festa do Divino com multidão em missa campal na praça Getúlio Vargas


POR PORTAL V1


A cidade de Valença do Piauí vivenciou neste domingo (28), dia de Pentecostes, uma das maiores festas do Divino Espírito Santo no Piauí. Com uma multidão de fiéis, o espaço da praça Getúlio Vargas ficou pequeno para acomodar tantas pessoas que vieram das mais diversas regiões do estado.

A Festa do Divino Espírito Santo, teve início com o cortejo do Divino que saiu da frente da Secretaria de Obras seguinte pela avenida até o local da missa campal, onde 3 mil cadeiras foram colocadas para a população.

A festa solene que marca a descida do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, em Valença, se mistura à religiosidade de um e sua cultura. Presidiu a Santa Missa o Arcebispo emérito Dom Jacinto, que concelebrou com o pároco Pe. Wanderley, Pe. Antônio Carlos da Matriz de São Francisco, Pe. Edson de Aroazes e Pe. Kleber da catedral de Teresina.

Além do rito religioso, dentro da cerimônia acontece a nomeação do novo príncipe e princesa e dos imperadores que a partir desse momento seguem em missão para a Festa do Divino Espírito Santo 2024. Este ano, o casal escolhido para serem os novos imperadores foi Dr. José Itamar e Ivete Lima Verde.

Após a coroação dos novos imperadores, eles são acolhidos pelos confrades da Confraria do Divino, em seguida desceram cortejo até a residência do Condestável Dr. Igreja, onde receberam a benção do Arcebispo emérito Dom Jacinto.

Visivelmente feliz, o pároco Pe. Wanderley Morais, falou da grandeza de significado que foi todas essas noites de festejo. “As nove noites de alegria, felicidade e bênção na nossa Paróquia e na nossa cidade, onde hoje se conclui com a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, sobre Maria, sobre cada um de nós”, exortou o sacerdote.

O prefeito de Valença, Marcelo Costa ao lado do deputado Flávio Nogueira e do presidente da Câmara de Vereadores, Benoni Sousa destacou todo um trabalho realizado para dar mais estrutura a cidade e a festa do Divino pudesse acontecer com mais conforto para população e visitantes. Marcelo também deu ênfase ao número de pessoas que vieram participar.

“Espalhamos 3 mil cadeiras e não coube, é maravilhoso, isso é gratificante”, disse o prefeito que já planeja aumentar o número de assentos no próximo ano. “Para o próximo ano nós devemos fazer com 5 mil cadeiras”, disse o gestor.

Emocionados com a grandiosa festa, os imperadores Dr. Carlos e Lígia agradeceram “Muita gratidão, obrigada Espírito Santo por penetrar na gente e nós fazermos uma festa linda dessa, claro com a ajuda dos fiéis”, falou a imperatriz.

Dr. Carlos Alencar testemunhou que o Espírito Santo os chamou para essa missão e diante disso ele só teve como dizer sim. “O Espírito Santo bateu nela (Lígia) e ela ligou pra mim, ‘olha Carlos, eu quero ser imperatriz e eu só fiz aceitar”, conta o imperador que viu a no mesmo tempo a melhora na saúde da esposa que se encontra internada com Covid-19 na época.

“Nós temos que agradecer a todas as pessoas que contribuíram, olha nós temos uma equipe muito grande, uma equipe empenhada, fazem tudo para que essa festa aconteça”, frisou Dr. Carlos.

O novo imperador Dr. José Itamar, destacou a eleição do seu nome e de sua esposa como providência do Divino. “São coisas do Divino que a gente tem que acatar e desempenhar o papel que ele nos reservou”, disse o imperador que elogiou a Festa do Divino realizada no império de Lígia e Carlos.

“Muito bonita a festa e a cada dia que passa a gente pretende que essa festa, ela se estenda mais, que ela seja mais volumosa no número de pessoas, nós pretendemos fazer um trabalho de evangelização”, disse Dr. Itamar citando o salmista, “Ide e pregai o evangelho”.

Presente na solenidade de Pentecostes, o Arcebispo emérito Dom Jacinto, destacou a sua relação que tem com a Festa do Divino de Valença. “A primeira vez foi no ano que cheguei aqui no Piauí como Arcebispo de Teresina, 2012, era padre meu querido Pe. Klebert, e vim aqui e fiquei encantado”, relatou Dom Jacinto que se diz renovado com essa participação novamente.

“E hoje renovei essa felicidade de poder partilhar com o povo de Valença e os devotos do Divino esse mesmo momento de fé e tradição”, conclui o Arcebispo emérito.

Marcaram presença, o prefeito de Aroazes Manoel Neto acompanhado do pai, Manoel Portela, a prefeita Lúcia Lacerda de Pimenteiras, o deputado Flávio Nogueira, prefeito de Barra D´Alcântara, Mardônio, vice-prefeito de Valença Rubens Alencar, o deputado Dr. Vinícius, bem como, vereadores e lideranças políticas de Valença e região.

 

.

VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário