Foto: PRF-PI
Na noite da última terça-feira (23) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um homem cometendo crime ambiental na BR-230, no município de Floriano. O mesmo transportava ilegalmente dois pássaros.
Segundo a PRF, os policiais estavam realizando fiscalização de rotina na região quando abordaram um ônibus de viagem. Um idoso, de 63 anos, passageiro, foi flagrado com os animais.
"Durante a abordagem, um dos passageiros, um homem de 63 anos, desceu rapidamente do veículo e informou que iria desembarcar no local. No entanto, a pressa e o anseio do indivíduo em sair antes dos procedimentos de verificação chamou a atenção dos agentes. A equipe solicitou ao passageiro a abertura de suas malas", informou a PRF.
Na bagagem, foi encontrada uma gaiola com dois pássaros silvestres da espécie canários da terra. Indagado sobre o exposto, o homem afirmou que havia ganhado as aves de um amigo, em Canto do Buriti (PI), mas que não possuía nenhum tipo de registro ou licença.
Perante os fatos, o homem assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial quando for intimado. Os pássaros foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para serem entregues a órgãos ambientais responsáveis posteriormente.
O crime
De acordo com a lei 9.605/1998, é proibido manter em cativeiro espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a permissão, licença ou autorização da autoridade competente. O crime é passível a detenção de 6 meses a um ano e multa.
Paula Monize
paulamonize@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário