Foto: reprodução Facebook Parque Zoobotânico
A Polícia Civil do Piauí concluiu o inquérito policial que apurava a morte da onça suçuarana que fugiu do Bioparque Zoobotânico de Teresina, em fevereiro desde ano, e morreu horas após ser recapturada. A informação foi confirmada, em primeira mão ao Cidadeverde.com, pelo delegado Willame Moraes, titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que informou que houve negligência do parque e o animal morreu por enforcamento.
Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com
"Negligência por parte do parque. A técnica utilizada não estava correta, os instrumentos utilizados no resgate não eram adequados. A Polícia Civil concluiu que houve negligência, mas não coube indiciamento, pois para caracterizar o crime de maus-tratos é necessário o dolo, a vontade de matar o animal. Como a lei não prevê maus-tratos culposo, não foi feito o indiciamento. Só é crime o que a lei diz que é crime", explica o delegado.
Willame Moraes explica que o enforcamento foi causado devido a um problema no cambão, equipamento utilizado para capturar o animal.
O inquérito policial já foi remetido à Justiça. O Ministério Público pode solicitar o arquivamento do caso ou solicitar novas provas. O caso cabe ainda indenização à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) que pode instaurar um procedimento administrativo.
Anteriormente, o Cidadeverde.com havia entrado em contato com a assessoria do Bioparque Zoobotânico que informou apenas que o caso estava com a Polícia Civil.
Graciane Araújo
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário