Foto: Secom
A Prefeitura de Teresina iniciou nesta quinta-feira (13) a limpeza de pontos que registraram acúmulo de lixo nos últimos dias, durante a paralisação dos funcionários do Consórcio Teresina Ambiental, responsável pela coleta. A ação emergencial está sendo realizada pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (Saads), em todas as regiões da capital, após determinação do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
A prefeitura anunciou um acordo com os trabalhadores, mas informou que o serviço ainda não havia retornado à normalidade porque a empresa não liberou os veículos que atuam na coleta.
Entre os pontos que receberam equipes na manhã desta quinta-feira estão as regiões nas proximidades do mercados públicos. Os pontos de recebimento de resíduos também tiveram o lixo acumulado removido.
A paralisação dos trabalhadores da limpeza pública de Teresina teve início na última segunda-feira. A categoria denuncia atrasos no pagamento do salário e do ticket alimentação.
Além da coleta de lixo, também ficaram prejudicados serviços de capina, varrição, além de limpeza de praças e ruas.
Cerca de 1700 trabalhadores atuam na limpeza capital.
O prefeito Dr. Pessoa anunciou um acordo com o Sindicato dos Empregados de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (CEACEPI), que representa a categoria. A PMT assumiu a responsabilidade para realizar o pagamento diretamente aos trabalhadores
Ficou acordado que a prefeitura vai realizar os pagamentos atrasados, tanto dos salários quanto dos vales-alimentação, diretamente para a conta dos trabalhadores. Uma transação que será supervisionada pelo Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho (TRT/PI) e sindicato da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário