POR PORTAL V1
22/04/2023 09:13:26
Ouvir
O Instituto Tia Raquel Assis de Novo Oriente realizou nesta sexta-feira (21) na Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues, sua primeira amostra de livros SALIETRA. Na ocasião, os alunos apresentaram livros produzidos por eles e que foram publicados pela editora Super Autores.
O evento recebeu o apoio da Prefeitura Municipal e contou com a participação de alunos da rede pública. Além das apresentações dos pequenos autores, o evento ainda contou com a presença ilustre da contadora de história, atriz e escritora, Talita do Monte que aproveitou a oportunidade para lançar seu mais novo livro, “O Menino que se Embrulhava com o Rio”. Ela estava acompanhada do escritor e ator Chagas Vale.
Diretora do Instituto, Maria Janaína, falou da realização desse evento que tem tudo para crescer.
“O SALIETRA é apenas uma amostra de um grande momento que a gente quer viver no futuro, a gente espera atingir toda a rede municipal de ensino para que os alunos também possam produzir livros, assim como os nossos produziram e a gente possa ter um SALINO, que é o Salão do Livro de Novorientino em breve”, disse a educadora.
A diretora ainda contou como foi a produção dos livros pelos alunos, além de mencionar a presença da escritora Talita Dumont nessa primeira amostra. “São mais de 48 livros lançados no ano passado pela editora Super Autores e nesse ano a gente está promovendo esse conjunto, essa reunião desses livros aqui no nosso salão do livro, além é claro de está trazendo essa atriz e escritora maravilhosa, que é a Talita do Monte para que ela também publique seu livro aqui no nosso salão do livro”, destaca Janaína.
Feliz em participar do SALIETRA, a escritora Talita do Monte, fala do lançamento do seu livro no município Novorientino.
“É uma satisfação estar aqui nesse município, que é um município povoado de histórias e nada melhor que um município como esse para a gente lançar um livro. Um livro que eu trago, que são memórias da infância do meu pai que é Francisco, “O menino que se embrulhava com o rio’. É interessante trazer o lançamento do livro para esse município que tem um apego e um apreço pela sua história, então a semente da literatura precisa ser plantada nesses lugares”, frisa a autora.
A secretária de Cultura, Márcia Oliveira, explica que o evento é um fomentador da cultura de leitura e que o prefeito tem todo prazer em incentivar esses momentos.
“É muito importante esse momento para Novo Oriente, para nossa cultura e é também um desejo do nosso prefeito cada dia mais implantar esse tipo de cultura a leitura, levar as nossas crianças, aos nossos jovens esse incentivo à leitura, a ser autores como o do projeto do IETRA para que no futuro nós possamos ter grandes autores”, ressalta Márcia.
A secretária de Educação, Iraci Soares também parabenizar a direção do IETRA pela realização da amostra. “A gente sempre está presente e dando nosso apoio a Janaína que é uma pessoa muito corajosa, realmente de enfrentar uma escola mesmo pequena não deixa a desejar com eventos muito bonitos, com eventos muito enriquecedor, trazendo justamente essa semente de começar o salão do livro aqui no IEDRA”, elogiou a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário