A oeirense Laynara Vitória Silva Vieira, acadêmica de medicina da Universidade Federal do Piauí, mais uma vez se destaca por ser a única estudante piauiense a participar de um evento internacional, dessa vez em Estoril - Portugal, que acontece de 20 à 22 de abril.
Promovido pela EASL - Sociedade Europeia de Estudo do Fígado, o evento: Liver Cancer Summit, é um congresso científico, que reúne profissionais da medicina e estudantes de todo mundo, contando com a participação de acadêmicos de outras universidades brasileiras. Do Piauí, Laynara Vitória, representando a UFPI, foi a única aprovada para participação no evento.
Foram enviados pela estudante oeirense, 02 artigos tendo como foco de pesquisa a cirurgia de câncer do fígado, que foram selecionados e aprovados para apresentação neste evento.
Os artigos tiveram como orientadora a médica oncologista Narjust Florez, do Dana Faber Hospital do Câncer, de Boston/Massachusetts - Estados Unidos) e Professora da Universidade de Havard.
Laynara Vitória está prestes a iniciar o 9° período do curso de medicina e tem se destacado por suas conquistas inéditas na história da Universidade Federal do Piauí. Recentemente foi premiada com o Conquer Cancer Merit Award da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) Annual Meeting 2023, premiação destinada a reconhecer trabalhos de alta qualidade em oncologia. É importante ressaltar que mais de 90% dos premiados são doutorandos, o que aumenta ainda mais o valor da conquista da oeirense, que foi a única premiada proveniente de uma universidade brasileira, demonstrando a qualidade da pesquisa científica produzida no país.
Laynara Vitória, de 23 anos, é filha de Maria de Fátima da Silva e sempre estudou em escolas públicas em Oeiras: Armando Burlamaqui, Eva Feitosa, Juarez Tapety e cursou o Ensino Médio do Colégio Pedro Sá. Em 2018 foi aprovada no Enem para Farmácia. Iniciou o curso, mas sozinha, continuou a se preparar para alcançar seu grande objetivo: ser aprovada em medicina. Em 2019 a realização do sonho: a aprovação em duas universidades federais, na Univesf (Universidade Federal vale do São Francisco) em Petrolina-PE e na Universidade Federal de Piauí em Teresina. Iniciando assim, sua trajetória de conquistas e se destacando e representando tão bem Oeiras, o Piauí e o Brasil em eventos internacionais. Sua dedicação e empenho em sua carreira acadêmica certamente a levarão a grandes conquistas no futuro. É também muito importante reconhecer a qualidade da pesquisa científica produzida no país e incentivar jovens como Laynara a continuarem buscando excelência em suas áreas de interesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário