El Niño deve elevar temperaturas no Piauí nos próximos meses, diz climatologista - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de abr. de 2023

El Niño deve elevar temperaturas no Piauí nos próximos meses, diz climatologista

 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o climatologista Werton Costa, assessor técnico da Defesa Civil, informou que o período chuvoso já se aproxima do fim e a previsão é de chuva somente na faixa Norte do Piauí. Já em Teresina, Werton Costa explica que a condição será de estiagem, com forte insolação e baixa umidade.

“A chuva está indo embora, mas a gente tem ainda muita chuva na faixa Norte. A chuva migra, ela começa lá no extremo Sul, nos extremos, lá para o rumo de Corrente e agora ela está no extremo norte de forma mais intensa e em Teresina com grande veranito”, informa o climatologista.

Para o feriado e final de semana, o climatologista ressalta que a probabilidade é de pouca chuva.

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com

Com as chuvas se encerrando e apenas de modo esporádico, Werton diz que os próximos meses serão de muito sol com a chegada do fenômeno El Niño.

 “É claro que nós teremos chuva em maio, mas essa já não conta porque a chuva de maio é metade da chuva abril e é esporádica. Então para fins estatísticos, o período chuvoso finda agora justamente na primeira semana de maio com as poucas chuvas esporádicas, com muito calor e a gente tem um El Niño formado. Época de El Niño significa ‘sol na moleira’ como o pessoal fala. Nós teremos muita luminosidade, muita radiação, cuidados adicionais é claro porque é uma época diferenciada e as chuvas serão agora de forma esporádica”, ressalta.

O climatologista esclarece ainda que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) continuará emitindo alertas quando tiver alguma condição de risco.

“Teremos ainda alguns alertas porque é o papel da autoridade meteorológica anunciar quando há alguma condição de risco até a primeira quinzena de maio, mas a gente já não conta com a chuva como fato significativo”, finaliza o assessor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário