Projeto de lei quer criar UPA Veterinária para atendimento gratuito de animais no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de set. de 2022

Projeto de lei quer criar UPA Veterinária para atendimento gratuito de animais no Piauí

 Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Um Indicativo de Projeto de Lei foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPA VET), para acompanhamento veterinário gratuito de animais.

A proposta foi apresentada pela deputada Teresa Britto (PV) e prevê uma UPA VET que deve prestar atendimento de urgência e emergência aos animais domésticos, oferecendo equipamentos e procedimentos necessários para o tratamento do animal, incluindo vacinações, remédios, castração permanente, cirurgia e tratamento pós-cirúrgico.

As Organizações não Governamentais, que tenham como finalidade estatuária a proteção animal, os protetores animais autônomos e os animais de tutores de baixa renda, terão direito a atendimentos gratuitos.

Na justificativa para a aprovação do indicativo, a deputada afirmou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que existem mais de 30 milhões de animais abandonados do Brasil, e que é importante garantir que eles também possam ter atendimento, assim como os que fazem parte da família de pessoas de baixa renda.

“É indispensável a criação da UPA VET em cada uma das regiões geográficas imediatas no âmbito do Piauí, com vistas possibilitar atendimento, notadamente, aos animais sob a guarda de pessoas de baixa renda, que não podem pagar o alto valor dos medicamentos veterinários, deixando seus animais, quando doentes, sofrerem sem tratamento adequado, chegando a óbito ou abandonando-os nas ruas nessas condições”, explicou a deputada.

Como é um indicativo de lei, a proposta precisa passar pelas comissões técnicas e depois pelo plenário da Alepi. Se aprovado, segue para a governadora Regina Sousa (PT), que irá decidir se vai transformar a proposta em projeto de lei, já que somente o poder executivo possui autonomia para criar esse tipo de atribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário