Foto: Arquivo Cidadeverde.com
O Piauí tem 142.168 crianças de 6 meses a 2 anos de idade que estão aptas para receber a vacina contra a Covid-19, após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para imunização desse público.
De acordo com o levantamento da Coordenação de Imunização Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí possuí 236.770 crianças na faixa etária de 06 meses a 04 anos, porém o público de 03 a 04 anos já está contemplado com a vacina da CoronaVac, com isso a estimativa é vacinar, com o imunizante da Pfizer, 142.168 crianças, de 06 meses a 02 anos.
“A estimativa que fizemos, de acordo com a idade, foi para critério de controle, mas os pais podem aplicar tanto o imunizante da Pfizer como da CornaVac, nesse público para qual as vacinas foram liberadas. Todos os imunizantes utilizados no nosso país são seguros e ajudam na prevenção de quadros mais graves da doença”, esclarece o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.
O imunizante, para crianças de 6 meses a 4 anos, terá dosagem e composição diferentes: o processo de imunização será em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas).As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.
A tampa do frasco terá uma cor diferente para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação para esta faixa de idade. Será na cor vinho. Para o público de 5 a 11 anos a cor é laranja e para acima de 12 anos, roxa.
“Agora estamos esperando o envio da nota técnica com todas as instruções, pela equipe do Ministério da Saúde, e também que as vacinas possam chegar ao nosso estado e assim disponibilizarmos aos municípios”, disse o superintendente.
Dados do Vacinômetro da Sesapi, mostram que, até a manhã desta segunda-feira(19), no Piauí 234.421 crianças de 05 a 11 anos já tomaram as duas doses das vacinas e 15.558 de 03 a 04 anos receberam a primeira dose e 1.651 já receberam sua segunda aplicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário