A morte de pássaros na zona rural da cidade de Milton Brandão (distante 227 km de Teresina) segue intrigando autoridades de saúde e os gestores locais. O prefeito do município, Evangelista Resende, afirmou nesta terça-feira (09) que o caso ainda é encarado como um mistério e que, até o momento, as investigações não foram conclusivas sobre a causa da morte dos animais.
"Nunca tinha acontecido isso, e nós não podemos fazer nenhuma avaliação, tendo em vista que a gente não sabe. É uma coisa nova, que nunca tinha acontecido aqui e, de repente, veio a acontecer. Não temos nenhuma ideia do que está acontecendo”, disse o prefeito.
Equipes da Agência da Defesa Agropecuária (Adapi) e da Secretaria de Estado da Saúde já estiveram em localidades da zona Rural de Milton Brandão e coletaram amostras do sangue das aves e da água do local. O caso também está sendo acompanhado por técnicos do ICMBio e da Universidade Federal do Piauí.
Foto: Reprodução/ Portal P2
“Nós aqui estamos esperando chegar esse resultado, para que a gente possa tomar alguma providência”, destacou o prefeito.
Entre as aves mortas, estão espécies silvestres conhecidas como juritis e rolinhas. As investigações também vão apontar se os animais são nativos da região ou migratórios.
Segundo moradores da região, a morte das aves começou a ser registrada há cerca de um mês.
Até o momento, não houve registro de mortes de aves domésticas na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário