Cúpula de Segurança vai criar 2ª “Força Integrada” para barrar facções em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mai. de 2022

Cúpula de Segurança vai criar 2ª “Força Integrada” para barrar facções em Teresina

 Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Representantes da cúpula de segurança pública do Piauí se reuniram na manhã desta quinta-feira (26), na sede da Polícia Federal, zona Leste de capital, para discutirem ações, entre elas, a atuação de uma segunda força-tarefa de combate as facções criminosas em Teresina.

O coronel Rubens Pereira, secretário de Segurança Pública, contou ao Cidadeverde.com que os setores estão avaliando os resultados e o trabalho da força-tarefa no litoral do Piauí parar formalizar e estruturar uma equipe para atuar na capital.

“Aqui na capital nós estamos fazendo essa análise para também trazer essa mesma atuação que tem a força integrada de Segurança Pública lá no litoral que possa também se estender para essa região da capital, mas é uma avaliação que nós ainda estamos fazendo de acordo com os resultados que nós estamos recebendo e avaliando da força-tarefa da região lá do litoral”, explica o secretário.

No encontro, as Forças de Segurança puderam avaliar o trabalho de combate à criminalidade no litoral que vem sendo realizado nos últimos meses e de acordo com o superintendente da Polícia Federal no Piauí, delegado José Antônio Simões, a proposta é aproximar ainda mais as instituições públicas.

“Essa reunião serviu para reforçar o propósito de todas as instituições de Segurança Pública no combate ao crime organizado aqui no Piauí, a força-tarefa vem produzindo alguns resultados já apesar de recente, resultado significativos no litoral e a ideia é nos próximos meses, a gente fazer um apanhado, um resultado desse trabalho até agora, apresentar para a sociedade, dá esse retorno e o próximos passos é continuar nas tratativas que a gente já vem desenvolvendo, aproximar a instituições cada vez mais e mostrar para o crime organizado que nós estamos integrados com o sentido de diminuir a violência aqui no estado”, explica.

O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes ressaltou que o policiamento ostensivo é uma das formas que a PM está trabalhando para reduzir os índices de criminalidade no estado, com foco na região Norte.

“A nossa missão constitucional é policiamento ostensivo, preventivo e repressivo. Estamos com ações integradas no norte do Estado, sobretudo Parnaíba e Luís Correia, onde o ponto focal é mais complexo. Estamos apoiando o policiamento ostensivo com homens da capital para o reforço do litoral, dobramos o efetivo operacional na região, intensificamos blitz, abordagens, cumprimentos de mandados de prisão e busca e apreensão em parceria com a Polícia Civil e orientados pela inteligência e estatística, trabalhamos cirurgicamente em pontos estratégicos para tentar a redução da criminalidade de modo geral”, acrescenta o coronel Scheiwann Lopes.

Na reunião estiveram presentes o secretário Estadual de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, comandante da Polícia Militar, comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, superintendente da Polícia Federal no Piauí, delegado José Antônio Simões, inspetor Paulo Nunes Moreno da Polícia Rodoviária Federal (PRF), secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson e delegado geral da Polícia Civil Luccy Keiko.

Força integrada

Órgãos de Segurança Pública do Piauí assinaram em novembro de 2021 um Acordo de Cooperação Técnica para a criação de uma força-tarefa com foco no combate as facções criminosas no litoral. 

De lá para cá, as equipes realizaram operações resultando na prisão de membros e lideres de facções com o objetivo de reduzir a quantidade de homicídios no litoral. 

Na manhã de hoje (26), em uma nova ação, as Polícias prenderam quatros pessoas e cumpriram sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 2º Vara Criminal de Parnaíba. A Operação Desmonte Quatro aconteceu nas cidades de Parnaíba, Cocal e Murici dos Portelas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário