01/09/2021
O valor médio do litro da gasolina subiu em todo o país, no mês de agosto, o aumento foi de 2,02% no valor do litro do combustível mais utilizado no país. Isto fez com o valor médio do litro do combustível no território nacional chegasse ao patamar de R$ 5,95.
O valor médio do litro de gasolina varia de estado para estado e de cidade para cidade, fazendo com que haja uma diferença nos valores pagos no litro do combustível em todo o pais. A diferença nos valores se dá devido as dificuldades logísticas na distribuição, passando também por questões administrativas da gestão nacional e terminando nas alíquotas do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação – ICMS, que são fixadas pelos Estados. Portanto esta série de fatores são os responsáveis pela variação de preços e pelo encarecimento do combustível em todo o território nacional, causando assim uma grande despesa para o consumidor final.
A fim de informamos ao condutores elesbonenses e de algumas cidades circunvizinhas o valor médio do litro de gasolina na região, o Grupo Vale de Comunicação realizou um levantamento dos valores pagos no litro da gasolina nas cidades de Elesbão Veloso, Barra de Alcântara, Francinópolis, Tanque do Piauí e Várzea Grande.
O levantamento chegou a os seguintes resultados:
Na região onde estas cidades estão localizadas, atualmente o valor médio pago pelo litro da gasolina é de R$ 6,52. Portanto 0,57 mais caro que a média nacional.
O valor médio pago no litro do combustível nas cidades é: (ranking por valor médio do litro, do mais barato ao mais caro)
1º Várzea Grande: 6,37
2º Tanque do Piauí: 6,40
3º Elesbão Veloso: 6,45
4º Barra de Alcântara: 6,53
5º Francinópolis: 6,80
Das cinco cidades da microrregião valenciana, as quais participaram do levantamento, 03 apresentaram o valor médio pago no litro de gasolina mais caro do que o valor da média regional.
Ranking por valor médio do litro, cidades com valor médio do litro acima do valor regional: (ranking por ordem de valor)
1º Francinópolis: 0,28
2º Elesbão Veloso: 0,07
3º Barra de Alcântara: 0,01.
Já duas cidades das que foram avaliadas, apresentaram o valor médio do litro mais barato do que o valor da média regional.
Ranking por valor médio do litro, cidades com valor médio do litro abaixo do valor regional: (ranking por ordem de valor)
1º Várzea Grande: 6,37 abaixo da média regional: 0,15 centavos
2º Tanque do Piauí: 6,40 abaixo da média regional: 0,12 centavos.
O alto custo com combustível no Brasil onera muito no orçamento dos brasileiros e infelizmente as perspectivas para o preço dos combustíveis, de modo geral, não são nada boas.
A tendência é de mais alta nos preços, pelo menos enquanto a demanda mundial pelo produto não normalizar. Uma possível solução para este problema que aflige a toda população brasileira, seria o país parar de comprar combustível de fora, que vem a preços de mercado internacional e passar produzir mais. No momento as refinarias nacionais estão ociosas. Estão ação de mercado poderia contribuir muito para a baixa ou pelo menos para o equilíbrio dos preços no território nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário