Teresina ficou em 15° lugar entre as cidades brasileiras que enfrentaram a pandemia com mais eficiência, de acordo com estudo do Instituto Votorantim sobre a vulnerabilidade dos municípios brasileiros durante a pandemia. De acordo com o levantamento, há forte correlação entre dados socioeconômicos e taxas de letalidade pelo novo coronavírus em cidades brasileiras.
As cidades que tiveram mais eficiência no combate à pandemia da Covid-19 foram Florianópolis, com Índice de Eficiência no Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 de 0,831; São Paulo, com índice de 0,786; Palmas, com índice de O,749; Belo Horizonte, com índice de 0,748; Curitiba, com índice de 0,715; e Vitória, com índice de 0,703. Teresina ficou em 15° lugar com Índice de 0,648.
Estudo aponta as cidades brasileiras que tiveram mais eficiência no combate a Covid - Foto: Divulgação
Cidades que tiveram menos óbitos que o projetado tiveram melhores notas e foram consideradas eficientes. Já as que tiveram letalidade maior do que a prevista foram consideradas ineficientes. Entre as capitais, Florianópolis, São Paulo, Palmas, Belo Horizonte e Curitiba foram as mais eficazes no enfrentamento à doença. Em sentido oposto, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Rio de Janeiro foram as mais ineficientes.
De acordo com o levantamento, há forte correlação entre dados socioeconômicos e taxas de letalidade pelo novo coronavírus em cidades brasileiras. Quanto melhor o desempenho em indicadores como PIB (Produto Interno Bruto) per capita, percentual da população empregada e média salarial dos trabalhadores mais mortes por covid ocorreram proporcionalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário