Os focos de incêndio que atingem São Raimundo Nonato (534 km de Teresina), já se aproximam do perímetro urbano do município nesta sexta-feira (10). O trabalho integrado entre diversas equipes estaduais e locais seguem na tentativa de controlar o fogo e evitar novos focos.
O estado ainda é de total alerta no município após cinco dias de combate, pois é no período da tarde que surgem novos incêndios, devido as altas temperaturas, vegetação seca e ventos fortes. Imagens enviadas ao Meionorte.com mostram um novo foco que surgiu no fim da manhã de hoje, onde a fumaça tóxica era possível ver há quilômetros de distância.
Apesar de o Parque Nacional da Serra da Capivara estar fora de risco, com o incêndio da Serra dos Gringos (8 km da zona urbana) parcialmente controlado, a localidade ainda inspira cuidados. Conforme o Coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios ( COIN), João Morita., o fogo na região está há 10 km da divisa com o parque.
“O incêndio que ocorre agora na Serra dos Gringos, ele não ameaça o Parque Nacional da Serra da Capivara. Ele encontra-se há 10 quilômetros do parque e existe um esforço constitucional do ICMBio no sentido de conter o seu avanço e não ameaçar o parque. A gente vem aumentando gradativamente o nosso efetivo em campo para de fato romper o seu avanço”, explica.
Incêndio ameaça monumento da Batalha do Jenipapo em Campo Maior
Nenhum comentário:
Postar um comentário