POR PORTAL V1
Nos últimos dias muitas queimadas foram registradas em Valença e na região valenciana devido ao tempo seco, estiagem e muito calor. Essa combinação, associada a tradição popular de queimadas, estão trazendo prejuízos e pavor a várias localidades da região valenciana, que vem deixando a região em estado de alerta constante.
No dia 28 de agosto, uma queimada nas proximidades da localidade Fazenda Velha, em Valença, foi considerada a maior do estado e de lá para cá outros focos de grandes proporções foram registrados em outras cidades, como Pimenteiras e Lagoa do Sitio.
Nesta quinta-feira (02), quem sofreu as consequências foi a comunidade Sanharó na zona rural de Valença. O incêndio trouxe medo, pavor e muitos prejuízos aos moradores ao verem o fogo queimar roças, pastos e ameaçar as residências.
Neste sábado (04), moradores da comunidade Tapera Velha, em Lagoa do Sítio, pediram ajuda a Secretaria de Meio Ambiente do município para ajudar no combate a uma queimada na localidade. Na oportunidade, o secretário de meio ambiente da cidade, Paiva, solicitou o apoio da Brigada de Valença, que ajudaram no combate ao incêndio.Tapera Velha – Lagoa do Sitio
“O fogo era de grandes proporções e de chamas gigantescas”, relatou o comandante da brigada Alexandre Nunes. “Com ajuda dos moradores e do secretário Paiva fizemos alguns km de aceiros, resguardamos as residências próximas e tiramos os riscos das rocas e animais”, continuou o comandante.
Ainda nesse sábado, a imagem de uma residência no bairro Campestre, em Valença, pegando fogo correu todo o estado, através dos sites de notícias e redes sociais. A imagem mostra o desespero e o perigo que uma queimada pode fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário