A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde de quinta-feira (9), a apreensão de 15,08 m³ de madeira nativa (estacas de Sabiá) que estava sem a devida documentação ambiental válida. A ação aconteceu na cidade de Matias Olímpio/PI na BR-222.
Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando abordaram uma carreta conduzida por um homem de 28 anos. Ao fazerem as devidas verificações, foi detectado que a carga de madeira estava desacompanhada de documentos ambientais e fiscais.
A carga sairia da cidade de Matias Olímpio e tinha como destino o Maranhão. Os policiais verificaram que a carga não era beneficiada com a documentação ambiental válida.
A carga sairia da cidade de Matias Olímpio e tinha como destino o Maranhão - Foto: Divulgação/PRF
O condutor alegou ser dono apenas do veículo e identificou o proprietário da carga. Durante a fiscalização, compareceu um homem de 69 anos que confirmou ser o dono da carga, o mesmo informou que havia comprado as estacas e fretado o veículo para levar a uma cidade do estado do Maranhão.
Diante dos fatos, foram lavrados dois Termos Circunstanciados para os acusados por descumprimento do Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais. A carga de madeira e o veículo foram encaminhados ao IBAMA para os procedimentos cabíveis. O condutor do veículo e o proprietário da carga se comprometeram a comparecer em audiência judicial na comarca da cidade de Piripiri para prestarem esclarecimentos da prática delituosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário