Diversos focos de incêndios foram registrados no município de São Raimundo Nonato (534 km de Teresina), na tarde desta terça-feira (07), que ameaçou atingir residências da região e até mesmo o Parque Nacional da Serra da Capivara.
A situação gerou uma verdadeira operação dos moradores e da gestão local na contingência dos incêndios, que se espalharam com muita rapidez, devido à vegetação seca e estiagem, característico do período do ano. Imagens divulgadas pelo jornalista e repórter fotográfico André Pessoa, mostram a proporção que as chamas tomaram na região.
Segundo informações apuradas pelo Meionorte.com junto à Prefeitura de São Raimundo Nonato, está sendo feito uma mobilização de maquinários das cidades circunvizinhas, como Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde e São Lourenço, para a realização dos asseiros, a fim de evitar o prologamento do fogo e para facilitar o acesso dos carros pipa aos focos.
Um dos maiores focos de incêndio foi registrado na Serra dos Gringos, região que fica localizada à 8 km da zona urbana do município e divisa com o Parque Nacional da Serra da Capivara, gerando preocupação nas autoridades locais. Uma reunião de contingência entre as secretarias municipais será realizada para traçar as estratégias no combate aos incêndios.
Em nota divulgada na noite desta terça-feira (07), a prefeitura da cidade pontua as articulações que estão sendo feitas para fortalecer o combate aos incêndios.
"A Prefeitura de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria do Meio Ambiente comunica que está tomando todas as medidas necessárias para o controle do fogo que assola a região da Serra dos Gringos. A força tarefa conta com o apoio da Brigada do PrevFogo do ICMBio que está no combate às chamas desde o início da tarde. Comunica também que as demais Secretarias do Município estão sendo mobilizadas para prestar atendimento às famílias atingidas pelo desastre. Além disso, fora acionado o Corpo de Bombeiros Militar do Estado que, nas próximas horas, deve chegar a nossa cidade para ajudar os brigadistas no controle do incêndio", diz a Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário