O secretário de Governo, Fernando Said, em sua mensagem, veiculada na tarde de domingo (7), divulgou dois posts do governador Wellington Dias (PT), no Twitter, informando que , segundo orientação do Comitê de Operações Emergenciais para Covid-19 (COE), autorizou a flexibilização do isolamento social, e o vídeo do prefeito Firmino Filho anunciando que só reabre o comércio na capital piauiense após duas semanas de queda de novos casos e mortes por Covid-19.
Wellington Dias anunciou que flexibilizou o isolamento social no Piauí para os setores de serviços médicos, psicólogos, fisioterapia, fisioterapia ocupacional e atividades econômicas de baixo impacto epidemiológico como construção civil e setor automotivo.
"Isso só é possível graças a uma tendência de redução do número de infectados e a um aumento do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a partir da chegada de mais respiradores para o Piauí. Mas toda a retomada quando autorizada , deve ser gradual e segmentada", afirmou Wellington Dias.
· 22h
Na reunião, também aprovamos o Pro Piaui – Pacto de Retomada Organizada, destacando que devem ser adotados protocolos para cada ramo de atividade econômica e cada empresa que for autorizada a abrir deve apresentar seu plano de controle sanitário.
Todas as nossas decisões são bastante avaliadas e precisamos agir com cautela. Nossas atitudes evitaram um colapso no sistema de saúde e precisamos ter todo o
cuidado nessa nova etapa. Como já disse: já andamos juntos até aqui e vamos seguir em frente. Se puder, fique em casa!
O secretário de Governo, Fernando Said, contrapôs as mensagens do governador Wellington Dias, ao divulgar o vídeo do prefeito Firmino Filho (PSDB) anunciando que só vai reabrir o comércio em Teresina, após o cumprimento de sete metas, entre elas , a queda de novos casos e mortes por Covid-19 durante duas semanas; à taxa de desocupação de 30% de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e de leitos de observação de pacientes com Covid-19; e de realização de mil testes rápidos para coronavírus.
O momento é de olhar para o futuro, mas com segurança, respeito e coragem de fazer o certo.
Entenda os critérios que a cidade de Teresina estabeleceu para iniciar a retomada das suas atividades econômicas.
No vídeo divulgado, no sábado (6), o prefeito de Teresina, Firmino Filho elencou sete critérios para a reabertura do comércio na capital piauiense.
“Teresina começa a construir sua abertura para a nova normalidade, mas para isso acontecer é preciso cumprir algumas metas”, falou Firmino Filho, ao listar os sete critérios para flexibilizar o comércio na cidade:
1- Monitorar a taxa de transmissão da doença
Segundo o prefeito, a redução dessa taxa só é possível com distanciamento e isolamento social
2 -Reduzir número de internações
Firmino explicou que se a queda se mantiver por duas semanas seguidas , o sistema de saúde passa atender sem risco de entrar em colapso
3- Diminuir o número de mortes
A redução diária de casos de morte é sinal positivo de recuperação de pacientes internados
4- Avaliar capacidades dos leitos de observação e de enfermaria
É necessário que pelo menos 30% desses leitos estejam disponíveis
5 - Avaliar capacidade dos leitos de UTIs
É preciso que haja disponibilidade de pelo menos 30% de leitos de UTI antes da reabertura
6- Fortalecer a capacidade de diagnóstico
Firmino ressalta que testar as população é a melhor forma de conter a disseminação do coronavírus. O prefeito acredita que é preciso realizar , no mímino, mil testes por dia para poder realizar a reabertura econômica de forma segura
7- Ampliar capacidade de rastreamento de contatos
O prefeito explica que é preciso ter uma força tarefa de 520 agentes treinados para o rastreamento de contato. Para Firmino, esse rastramento é um controle seguro para estancar o contágio do coronavírus
Nenhum comentário:
Postar um comentário