Covid-19: TCE constata deficiências em unidades de saúde - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de jun. de 2020

Covid-19: TCE constata deficiências em unidades de saúde

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vem intensificando os trabalhos de fiscalização das ações de combate à Covid-19 no estado do Piauí. Nos últimos dias, a comissão instituída pela corte visitou ohospital de Campanha do Ginásio Verdão e o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, locais que atuam na linha de frente no tratamento dos pacientes infectados.
As visitas contaram com o acompanhamento de representantes do Ministério Público Estadual e do Conselho Regional de Enfermagem, além de técnicos e auditores do TCE-PI.
No hospital de Campanha do Verdão, a comissão identificou que o local opera com apenas 50% da capacidade, por conta da ausência de equipamentos e profissionais. O espaço é voltado para o atendimento de pacientes de baixa e média complexidade infectados pelo novo coroanvírus.
As equipes de fiscalização visitaram o hospital de Campanha do ginásio Verdão e o hospital Natan Portela (Foto: Divulgação)
Já no Hospital Natan Portela, os representantes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí também identificaram a falta de profissionais e de equipamentos, o que vem comprometendo o atendimento aos usuários.
Na visita à UTI para pacientes com Covid-19, a equipe da inspeção constatou que faltam prateleiras e armários, e que os profissionais não recebem toda a paramentação necessária.
Durante a visita, o diretor do Hospital Natan Portela, médico José Noronha, explicou a situação da unidade. “Hoje temos uma escassez de profissionais para atender as demandas relacionadas à pandemia. Possuímos 17 leitos de UTI em todo o hospital. Leitos clínicos, são 67 e leitos clínicos para pacientes com Covid, 12. Precisamos de todo o suporte necessário para fornecer um serviço com qualidade à população”, destacou.

Comissão Covid 19 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) é formada por diversos auditores de controle externo de diferentes setores, criada com o objetivo de fazer a análise concomitante da aplicação dos recursos públicos, pelos municípios piauienses e pelo governo do estado, nas medidas de combate ao novo coronavírus. A comissão foi instituída no dia 14 de abril, através de portaria expedida pela presidência da Corte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário