Em tempos de isolamento social, a saúde física e mental são essenciais para atravessar as dificuldades. Mas como cultivar hábitos saudáveis em ritmo de quarentena? Os especialistas orientam rotinas de cuidado com a alimentação, corpo e, claro, a mente.
Para Paulo Márcio Nunes, médico cardiologista e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é necessário redobrar o autocuidado. “É preciso manter hábitos saudáveis. Cuidar bem da alimentação, evitando frituras, açúcar e embutidos, diminuído a ingestão de sal. Cuidar bem da saúde mental, controlando o estresse e ansiedade, que são inerentes ao ócio deste momento. Especialmente o impacto negativo que a enxurrada de informações trazidas pelo WhatsApp a toda hora pode causar”, aponta.
O corpo também deve estar em movimento. “Para os que tem em casa esteira e bicicleta ergométrica, o problema está resolvido. Para os que não têm, movimente-se. Mexa-se. Levante da cadeira ou da cama a cada 40 minutos. Caminhadas com frequência mesmo em pouco espaço. Faça agachamento, abdominais e exercícios funcionais. Por exemplo, pular corda, flexão de braços e peitoral. Uso adequado de barras. Isto é fácil e totalmente acessível”, recomenda Paulo Márcio Nunes.
Implacável para cardíacos
Quem tem problema de coração precisa estar sempre alerta. “São os pacientes que mais desenvolvem formas graves e até letais da doença. O coração é alvo direto do vírus, que induz arritmia, inflamação do músculo cardíaco, a chamada miocardite, e isquemia, que mais popularmente é conhecida como ‘princípio de infarto’. Estes pacientes são os que mais se beneficiaram do isolamento. O cardiopata que se isolou, viveu mais nos países onde a epidemia se instalou. Isto é fato”, alerta o médico cardiologista.
Cardiologista Paulo Márcio fala sobre cuidados com a saúde
Alguns hábitos devem ser deixados de lado. “É preciso abandonar hábitos ruins, como o tabagismo e uso excessivo de bebidas alcoólicas. Além de hidratar-se com água sempre que possível”, orienta Nunes. (L.A.)
Rotina saudável: a melhor amiga da imunidade
A nutricionista clínica Larisse Coutinho explica que é preciso fazer um quadrado para manter a imunidade em dia: alimentação balanceada, hidratação, qualidade do sono e exercícios físicos, que, sim, podem ser feitos em casa. “Nós devemos ter um estilo de vida saudável, que deve ser mantido diariamente. A alimentação saudável não impede que você venha a adquirir o vírus, mas a chance que você tem de passar pela pandemia é muito maior. Você pode passar sem apresentar sintomas, ou se aparecer, tratar em casa, porque seu imunológico está em dia”, revela.
É preciso cultivar a rotina em dia mesmo em período de isolamento. “Manter um estilo de vida saudável é manter uma alimentação balanceada, cuidar da hidratação ingerindo muito líquido e qualidade do sono. Além de se movimentar! Manter uma rotina de exercícios também em casa. Tem muitas academias, sites e redes sociais que disponibilizam atividades que possam ser feitas em âmbito doméstico”, acrescenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário