A Guarda Municipal de Teresina (GCM) expandiu ação para aumentar a segurança dos prédios públicos da administração municipal de toda a região Leste. A Ação Zonal conta com equipes inspecionando escolas, Unidades Básicas de Saúde, mercados públicos, unidades socioassistenciais, creches e outros imóveis da Prefeitura de Teresina.
O projeto, que já está presente nas regiões Sul e Sudeste, deve ganhar um reforço com a chegada dos novos guardas municipais. A partir do mês de março, começam a ser nomeados 285 alunos que estão nas fases finais do Curso de Formação da GCM.
“Com a entrada dos novos agentes, vamos chegar a um efetivo de mais de 400 homens. Isso vai possibilitar que a Ação Zonal tenha uma atuação ainda mais intensa, garantindo a segurança das pessoas que procuram uma UBS, uma creche, dos pais que deixam seus filhos nas escolas. O objetivo é fazer com que os gestores dessas unidades da prefeitura tenham um canal direto com a Guarda Municipal”, afirmou Samuel Silveira, secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
A atuação da Guarda Municipal no Ação Zonal consiste em visitas periódicas onde os agentes conversam com os usuários e gestores, fazem uma inspeção do local para identificar pontos de vulnerabilidade e deixam os contatos das equipes em caso de qualquer tipo de necessidade. As guarnições passam 30 minutos na unidade pelo menos uma vez na semana. As demandas encontradas durante o deslocamento também são atendidas.
Com pouco mais de sete meses, o Ação Zonal já colheu bons resultados, como a melhoria na segurança das escolas da zona Sul e Sudeste da capital. “Antes, nos sentíamos um pouco abandonadas. Muitas vezes solicitamos a presença da polícia por meio do 190 e, às vezes, demorava, ou não éramos atendidos. Com essas visitas semanais, a Guarda Municipal passa um tempinho dentro da instituição e verifica como estão as coisas”, comenta Iêda Duarte, diretora da Escola Municipal Torquato Neto.
Ao longo de três anos de atuação na cidade de Teresina, a Guarda Civil Municipal (GCM) vem sendo uma das importantes ferramentas no combate à criminalidade e prevenção da violência nos espaços públicos na capital do Piauí. A sede da Guarda fica no bairro Itaperu, na zona Norte de Teresina, com uma ampla estrutura, além de 13 viaturas e 08 motocicletas que ajudam no patrulhamento ostensivo diariamente.
“Para que o trabalho seja executado da melhor forma possível, temos uma estrutura física adequada que atende as necessidades dos guardas. A gente mantém um trabalho contínuo de preservação e avaliação da estrutura, que deve passar por adequações com o aumento do efetivo nos próximos meses”, ressalta Lucijane Ibiapina, do Comando da Guarda Civil Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário