Foto: Facebook oficial do Banco Central
O Banco Central anuncia na manhã desta quarta-feira (19) o PIX, que é um sistema para pagamentos instantâneos no Brasil. A intenção do órgão é colocá-lo em funcionamento já em novembro deste ano.
O sistema vai permitir transferências imediatas entre contas correntes com uso de QR Code. A ideia é substituir as transações com dinheiro em espécie ou por meio de transferências bancárias (TED - Transferência Eletrônica Disponível - e DOC - Documento de Ordem de Crédito) e débitos por transações entre pessoas.
Segundo o BC, os pagamentos instantâneos serão feitos em alguns segundos e funcionarão 24h todos os dias da semana. Atualmente, os pagamentos por transferência são feitos por canais bancários e os valores chegam ao destinatário no mesmo dia, desde que a transferência seja feita em dias úteis, em horário definido pelos bancos de 6h30 às 17h.
Todas as instituições financeiras e de pagamento com mais de 500 mil contas de clientes ativos serão obrigadas a aderir ao PIX. No total, serão cerca de 30 instituições, que representam mais de 90% das contas transacionais ofertadas no Brasil.
Com o anúncio, já começam os testes na plataforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário