O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou nesta terça-feira (24), 15 anos de funcionamento em Teresina. Ao todo, 820 mil atendimentos foram prestados à sociedade através das unidades móveis acionadas pelo 192.
O diretor falou ainda sobre o Projeto Samuzinho, que ensina crianças a importância da atuação correta em situações de urgência e emergência.
“O Projeto Samuzinho foi desenvolvido pelos próprios funcionários e tem dito uma extensão social muito grande, porque prepara pessoas para a vida. As crianças aprendem técnicas de primeiros socorros que podem salvar vidas, como já saiu várias matérias em cenário nacional de uma de nossas crianças salvado uma outra que estava engasgada. Portanto, o projeto é de muito orgulho para nós” disse.
José Ivaldo fala sobre o Projeto Samuzinho.
José Ivaldo ressaltou ainda sobre a importância do combate aos trotes telefônicos. Por mês, segundo o gestor, são mais de 6 mil ligações atendidas, uma média de 200 por dia e, destas, 1% são trotes . Apesar de ser crime, o Samu diz que os trotes são prejudiciais porque o tempo de resposta para uma ocorrência faz diferença na hora de salvar vidas.
“Uma ocorrência dessa certamente haverá em um outro local uma pessoa necessitando da ambulância. Mas preocupa também as circunstâncias que nós não classificamos como trote, mas até poderia ser classificado. As pessoas às vezes ligam geralmente crianças, adultos ou jovens para falar brincadeiras, bobagem ou até mesmo pornografia. Isso ocupada a linha telefônica, irrita o funcionário além de ser uma realidade muito preocupante”, finalizou.
Trotes no Samu medem cerca de 1%, diz José Ivaldo. Foto: Elias Fontelene
O trabalho da Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) usado pelo 192, é um programa do Governo Federal que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. A instituição é administrada pela Fundação Municipal da Saúde (FMS) e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário