Nesta quarta-feira (25), temporais podem ocorrer a qualquer hora do dia no Recôncavo Baiano, sul de Minas e Triangulo Mineiro, Rio de Janeiro, sul de Goiás e de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
O mar fica agitado entre São Paulo e o Recôncavo Baiano.
Origem dos temporais
Na Bahia, é uma frente fria que está no oceano e que joga ar úmido para o continente.
No Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul do país, há dois fenômenos atmosféricos atuando juntos. Uma área de alta pressão no oceano que faz circular vento frio e úmido para a faixa litorânea do Sudeste. E um sistema de baixa pressão sobre o norte de MS contribui para circulação de calor e nuvens carregadas de chuva.
Qual a diferença entre uma área de alta e baixa pressão?
Na alta, as correntes de vento circulam no sentido anti-horário e transportam o vento de cima para baixo.
Na baixa, as correntes de vento circulam no sentido horário e transportam o vento de baixo para cima.
Esses movimentos, dependendo das características do dia, como a umidade do ar, pressão e temperatura, podem provocar diferentes mudanças no tempo.
Chuva
Nesta quarta, pode chover o esperado para todo o mês em Araraquara, SP (média 49 mm).
Em tempo: as áreas em lilás representam 50 mm de chuva – um volume alto para apenas um dia.
Temperatura
Destaque para o "frio" em Campo Grande: 6ºC abaixo da média do mês (30º).
Os termômetros podem marcar 24ºC, mas na pele a sensação pode chegar a 22ºC por causa do céu encoberto e dos ventos em diferentes níveis da atmosfera.
Sul
Céu bem encoberto e previsão de temporais a qualquer hora do dia no Paraná e Vale do Itajaí (SC). Rio Grande do sul com tempo firme.
Próximos dias: o tempo abre em toda a região. Não deve chover até sábado, e as temperaturas voltam a subir.
Temperaturas máximas
Curitiba: 19º
Florianópolis: 21º
Porto Alegre: 25º
Sudeste
Quarta-feira nublada e com céu carregado em todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas e Triângulo Mineiro. Se o sol aparecer, será brevíssimo e entre muitas nuvens. Pode chover a qualquer hora do dia, mas a partir da tarde o risco é de chuva volumosa, com potencial de provocar alagamentos.
Atenção: moradores da região metropolitana de São Paulo, de todo o litoral, dos Vales do Paraíba, do Ribeira e da Baixada Santista. O sistema de alta pressão que está no mar vai transportar ventos fortes, frios e úmidos a partir da tarde. O mar continua agitado.
Próximos dias: dias com mais vento, pancadas de chuva forte com risco de temporais no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas e região metropolitana, todo Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo.
Temperaturas máximas
Belo Horizonte: 27º
Vitória: 29º
Rio de Janeiro: 25º
São Paulo: 20º
Centro-Oeste
Boa notícia: moradores de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e Goiás, que estavam sofrendo com o ar seco e as queimadas, podem ver chuva a qualquer hora nesta quarta. Aproveitem para respirar um ar menos poluído e mais úmido.
Próximos dias: intensificação de ventos provoca pancadas de chuva no sul de Goiás e parte de Mato Grosso do Sul.
Alô, Brasília: depois de mais de 4 meses sem chuva, nesta quinta-feira (25) deve chover no Distrito Federal já na parte da manhã.
Temperaturas máximas
Cuiabá: 34º
Goiânia: 35º
Brasília: 30º
Campo Grande: 24º
Norte
Temporais com raios a qualquer hora do dia em Rondônia, Amapá, norte do Amazonas e noroeste do Pará. No centro-oeste do Tocantins, o tempo continua firme e seco. Nos outros estados, o sol aparece entre muitas nuvens e, a partir da tarde, há chance de pancadas de chuva.
Origem dos temporais: a clássica combinação do calor e da alta umidade no ar.
Próximos dias: temporais em parte do Acre e Rondônia.
Temperaturas máximas
Manaus: 34º
Rio Branco: 33º
Amapá: 33º
Porto Velho: 34º
Palmas: 38º
Boa Vista: 31º
Belém: 33º
Nordeste
Previsão de temporais o dia todo no Recôncavo Baiano. Na faixa leste de Alagoas até Paraíba, sol entre muitas nuvens e chuva passageira.
Atenção: Umidade do ar abaixo de 30% no sul do Maranhão, centro sul do Piauí e Ceará, centro-oeste da Paraíba, Pernambuco e Bahia. O normal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, são 60%, então não descuide da hidratação.
Próximos dias: chuva diminui em parte do leste nordestino, mas o sul da Bahia continua com instabilidades e ainda pode chover de forma volumosa durante todo o dia.
Temperaturas máximas
Aracaju: 29º
Maceió: 29º
Recife: 29º
João Pessoa: 30º
Natal: 31º
Fortaleza: 33º
Teresina: 37º
São Luis: 31º
Salvador: 27º
Nenhum comentário:
Postar um comentário