Durante audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (24) na sede da Justiça Federal, em Teresina, a Secretaria de Justiça do Piauí, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) e o Ministério Público Federal voltaram a discutir a situação do déficit de agentes no estado. Uma das possibilidades para reduzir o problema, segundo o secretário Carlos Edilson, é a convocação de 43 agentes o fim de outubro deste ano.
“Não posso afirmar com certeza, mas o estado pretende nomear 43 novos agentes penitenciários em outubro. Vamos nos reunir com a Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE) e com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), para saber quando nós podemos fazer essa nomeação da sem descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, disse o secretário de justiça.
Para garantir a convocação, a validade do concurso para agentes penitenciários realizado em 2016 foi prorrogada até 2021. Até o momento, já foram chamados 107 aprovados. E até o fim do prazo, todos os 166 restantes devem assumir as vagas.
Sobre a decisão, o Sinpoljuspi informou que as convocações apenas cobrem o déficit de profissionais formado por aqueles que deixaram seus empregos ou se aposentaram nos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário