O governador Wellington Dias recebeu no final da tarde de segunda-feira (14), no Palácio de Karnak, membros de associações relacionadas ao agronegócio. O objetivo foi discutir melhorias para o desenvolvimento do agronegócio no Piauí. Entre as pautas, estava a conclusão da Transcerrados e redução da alíquota do ICMS sobre o óleo diesel e sobre a comercialização do grão de milho.
A conclusão da Transcerrados deverá garantir a trafegabilidade e transporte de grãos e insumos. “Esta é uma solução mínima já identificada pela Aprosoja-PI e DER-PI para que seja garantida a trafegabilidade e o transporte de grãos e insumos”, destacou o presidente da Aprosoja, Alzir Pimentel.
Segundo a Aprosoja, toda a parte técnica destes projetos está pronta, mas esbarram na falta de “priorização e garantia” dos recursos para a execução por parte do executivo estadual.
O governador Wellington Dias disse que é importante estreitar as relações com os líderes da região e que tratará com prioridade as pautas apontadas. “Pautas muito justas a exemplo da estrada que liga Baixa Grande do Ribeiro em direção à Serra Grande, ali no trecho da Transcerrados. Também a pauta da segurança, pois nesse período do ano eles movimentam fortemente a economia e é preciso ter uma patrulha especial. Quero também tratar de temas buscando colaborar com temas relacionados a energias, ao tributário. O que eu quero é nesse mandato estreitar laços com esse setor que é tão importante para o desenvolvimento do estado”, disse o chefe do executivo.Participaram da reunião Alzir Pimentel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja); Deputado Federal Júlio César, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI); Herbert Buenos Aires, presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi); Patrícia Vasconcelos, secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), Senador José Santana e outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário