Moradores da costa leste dos Estados Unidos estão deixando o litoral enquanto o furacão Florence se move sobre o Oceano Atlântico nesta quarta-feira (12) e se aproxima do território americano.
Com ventos contínuos máximos de 225 km/h, a trajetória do Florence indica que o furacão deve atingir a costa sul da Carolina do Norte entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês).
Estima-se que o Florence será o pior furacão a atingir o país em décadas. Ele é classificado como um furacão de categoria 4, em uma escala que vai até 5.
O fenômeno ameaça provocar ondas enormes, chuvas torrenciais de até 89 centímetros e inundações severas em partes dos estados de Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia.
As principais estradas da região foram tomadas por filas de carros, caminhonetes e caminhões carregados em direção às partes mais altas, enquanto universidades, escolas e fábricas estão sendo fechadas. O governo obrigou que 1,7 milhão de pessoas deixassem as cidades do litoral.
"Essa é uma situação de risco de vida", disse o NHC em boletim no início desta quarta-feira.
"Pessoas localizadas dentro dessas áreas devem tomar todas as ações necessárias para proteger vidas e propriedades", afirma a nota.
"Essa tempestade é um monstro", declarou na terça o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper.
Da Casa Branca, o presidente Donald Trump pediu que a população obedeça as ordens de evacuação, insistindo que "se pedirem a vocês que vão embora, saiam".
"Esta será uma tempestade muito maior do que vimos em décadas", declarou Trump, destacando a preparação do governo. "Não economizamos nenhum gasto", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário