Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (20) o primeiro caso de Influenza A, H1N1, em Teresina. A paciente de 13 anos apresenta uma doença associada, asma crônica, e está internada há uma semana em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respirando com ajuda de aparelhos e estável.
Segundo a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a adolescente foi transferida para a unidade após dar entrada no Hospital do Buenos Aires, Zona Norte da capital. Conforme a Sesapi, a paciente é portadora de asma crônica, que a torna vulnerável e o caso evoluiu para uma Síndrome Respiratória Grave.
"Nesta quinta-feira (19), nós recebemos o resultado da confirmação do primeiro caso de Influenza A H1N1. A paciente apresentava quadro clínico de febre acima de 38 graus, taquipneia [respiração rápida], dispneia [respirando com dificuldade], dores no corpo, síndrome gripal e foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave. Somente depois de coletar o material da adolescente pudemos verificar que tipo de vírus ou bactéria seria", explicou o diretor de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), Herlon Guimarães.
De acordo com Herlon Guimarães, o caso foi confirmado laboratorialmente, por PCR - exame que mede a dosagem de proteína C, principal indicativo de grave infecção. A paciente está sendo medicada com Tamiflu, terapêutica adotada conforme protocolo clínico para H1N1, e não corre risco de transmitir o vírus.
Ele afirmou também que são disponibilizadas 20.500 unidades do medicamento, que já estão nas unidades hospitalares da rede estadual e municipal. "É bom deixar a população informada, porque o vírus está circulante no Piauí. Esta semana recebemos a notícia de que o nosso estado vizinho, o Ceará, registrou 30 casos. Estamos alertando as pessoas para a vacinação e o principal cuidado é a limpeza das mãos, que evita o contágio de muitas infecções virais", pontuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário