Presidente da Anatel alerta para desligamento do sinal analógico de TV no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de abr. de 2018

Presidente da Anatel alerta para desligamento do sinal analógico de TV no Piauí

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, alerta que a partir do dia 30 de maio deste ano, a programação dos canais abertos de televisão será transmita apenas pelo sinal digital nas cidades de Teresina (PI), Demerval Lobão (PI) Lagoa do Piauí (PI) e Nazária (PI). No Maranhão, a cidade de Timon também terá o sinal analógico desligado. Veja como converter o sinal analógico da sua TV em digital ao final desta matéria. 
“Até agosto deste ano, todas as capitais brasileiras estarão com o sinal analógico desativado. E, até o final deste ano, boa parte das cidades do interior passará pelo processo de desligamento. Se ainda assim, algumas localidades não tiver o sinal analógico desligado, o prazo final é de 2023”, explicou o presidente da Anatel.
Juarez Quadros ressaltou que não poderia ocorrer o desligamento do canal analógico de televisão terrestre em um único dia. Por isso, foi organizado todo um planejamento, em etapas, para que todos os moradores não fiquem prejudicados e os responsáveis pelos radiodifusores tenham uma melhor organização e adaptação, pois o processo de mudança não é tão simples.
Hoje também será realizada a entrega gratuita de kits digitais para as pessoas cadastradas em programas sociais do Governo Federal. 
“Ainda faltam 33 mil famílias receberem os equipamentos, na ordem de R$ 170 mil. No total, 150 mil famílias serão beneficiadas gratuitamente em Teresina e nos quatro municípios. Já foram distribuídos 117 mil kits”, ressaltou Quadros.
Já o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto, esclareceu que o processo de transição ocorre de maneira tranquila.
“Nós já passamos por 13 capitais e nós, da Seja Digital, temos uma bandeira de ‘não deixar ninguém para traz’ e estamos conseguindo cumprir nossa meta. Esse projeto é de inclusão  e a TV Digital traz uma melhor qualidade de imagem e som para a população, além de inclusão pelo serviço de banda larga e internet imóvel, que é uma demanda muito forte; essa frequência nova com o desligamento do sinal analógico melhora o sinal da internet”, destacou Martelletto.


Distribuição de Kits 
A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal.

A lista com os nomes é fornecida pelo Governo Federal para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos de antena digital e conversor com controle remoto.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das 5 cidades deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.

Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV. 
Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Carlienne Carpaso
Com informações da Seja Digital 
carliene@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário