Conheça os humanos com corpos evoluídos para ambientes aquáticos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de abr. de 2018

Conheça os humanos com corpos evoluídos para ambientes aquáticos

Por centenas de anos os Bajau vivem no mar e a seleção natural fez o trabalho de torná-los mergulhadores geneticamente mais fortes. Você acredita que nossa espécie possa ser capaz de se adaptar a esses ambientes? pois é.
Esse povo vive em pequenos barcos à vela e vivem da habilidade de pescar para sobreviver. Elisão apelidados de 'Nômades do Mar'. Muitas pessoas desse povo hoje vivem em terra firme, como pequenas ilhas. No entanto, eles continuam a usar o conhecimento dos oceanos, vendendo peixes para tirar o sustento. 
 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

Respire fundo
Majoritariamente, as pessoas conseguem ficar alguns segundos embaixo da água, outras minutos. Mas o povo Bajau é diferente: eles ficam até 13 minutos embaixo da água. Esses 'nômades do mar' vivem nas Filipinas, Malásia e Indonésia, lugares onde é possível pescar ou procurar elementos naturais que possam ser usados no artesanato.
 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

Estudos
 Parece que uma pesquisa tem indícios de que uma mutação de DNA para baços maiores acontece aos Bajau, uma vantagem genética que quem vive das profundezas do mar. O lance é que o baço não é tão necessário para vivermos, mas faz uma grande diferença para quem vive na água. Mamíferos marinhos, por exemplo, tem baços proporcionalmente grandes. Os pesquisadores teorizam que com o tempo, a seleção natural teria ajudado os Bajau, que viveram na região por cerca de mil anos, a desenvolver a vantagem genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário