Após primeiro caso de H1N1 em Teresina, FMS orienta para prevenção - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de abr. de 2018

Após primeiro caso de H1N1 em Teresina, FMS orienta para prevenção

FMS orienta sobre como prevenir a gripe (Foto: Lucas Marreiros/G1 PI)Após a primeira confirmação de uma paciente com o vírus da Influenza A, H1N1, em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou orientações para evitar a propagação da doença. Na próxima segunda-feira (23) começa a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) no Piauí, que segue até 1° de junho.
Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, destacou que a higienização é o principal cuidado a ser adotado para evitar a propagação do vírus. “É ter cuidado básico de saúde, lavar bem as mãos com água e sabão, inclusive das crianças pequenas, que são amamentáveis quer no peito, quer na mamadeira, lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo por que a criança leva a mão até a boca”, destacou a diretora.A diretora da FMS alertou ainda para os cuidados com os bebês. “É sempre bom evitar beijar a criança no rosto, por que quando você faz isso, está transmitindo as suas bactérias e vírus para a criança. O sistema imunológico só está pronto aos dois anos de idade”, ressaltou. Amariles chamou a atenção para a hora de utilizar álcool em gel para higienizar as mãos.
“Nós temos hoje duas maneiras de lavar as mãos, uma com álcool a 70% e outra é lavar as mãos com água e sabão. A lavagem com o álcool só ataca os vírus que têm uma capa, que chamamos de envelope. Tem vírus que não tem capa, então é bom lavar as mãos com água e sabão”, alertou a diretora.
A diretora também também apontou outros erros das pessoas durante o processo de higienização. “É evitar de enxugar o nariz em pano por que o vírus fica lá guardado. Quando vai soar o nariz de novo, você estará inalando o vírus, ou seja, você estaria se recontaminando”, disse Amariles Borba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário