Após a primeira confirmação de uma paciente com o vírus da Influenza A, H1N1, em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou orientações para evitar a propagação da doença. Na próxima segunda-feira (23) começa a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) no Piauí, que segue até 1° de junho.
Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, destacou que a higienização é o principal cuidado a ser adotado para evitar a propagação do vírus. “É ter cuidado básico de saúde, lavar bem as mãos com água e sabão, inclusive das crianças pequenas, que são amamentáveis quer no peito, quer na mamadeira, lavar as mãos da ponta do dedo até o cotovelo por que a criança leva a mão até a boca”, destacou a diretora.A diretora da FMS alertou ainda para os cuidados com os bebês. “É sempre bom evitar beijar a criança no rosto, por que quando você faz isso, está transmitindo as suas bactérias e vírus para a criança. O sistema imunológico só está pronto aos dois anos de idade”, ressaltou. Amariles chamou a atenção para a hora de utilizar álcool em gel para higienizar as mãos.
“Nós temos hoje duas maneiras de lavar as mãos, uma com álcool a 70% e outra é lavar as mãos com água e sabão. A lavagem com o álcool só ataca os vírus que têm uma capa, que chamamos de envelope. Tem vírus que não tem capa, então é bom lavar as mãos com água e sabão”, alertou a diretora.
A diretora também também apontou outros erros das pessoas durante o processo de higienização. “É evitar de enxugar o nariz em pano por que o vírus fica lá guardado. Quando vai soar o nariz de novo, você estará inalando o vírus, ou seja, você estaria se recontaminando”, disse Amariles Borba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário