Equipes da Secretaria Estadual de Saúde constataram que 90% das residências no povoado Carnaíba, no município de Picos, estão com criadouro do mosquito aedes aegypti.
O povoado sofre um surto de uma doença que está sendo analisada pelo Lacen - Laboratório Central.
No Estado, a dengue está presente em 89 municípios com 1.775 casos prováveis somente este ano, sendo 1.008 confirmados. A cidade de Picos está na lista dos municípios com maior números de casos prováveis.
Os cinco municípios com maior incidência da dengue são: Arraial, São José do Piauí, Nazaré do Piauí, Pedro II e Alto Longá.
Segundo a coordenadora de epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Amélia Costa, o surto da doença pode estar relacionado ao armazenamento de água no local.
"Os moradores não têm abastecimento de água potável e recebe água por carros-pipa. Os moradores não fazem o acondicionamento de forma correta. Constatamos que 90% das casas possuem criadouros pelo acúmulo de água", declarou.
De acordo com Amélia, a Secretaria enviou equipe para realizar a desinfecção dos reservatórios , com borrifação, além de trabalhar a prevenção no combate ao mosquito transmissor de doenças. A borrifação mata os mosquitos adultos e esgota as larvas.
No local foram colhidas 26 amostras, com 19 encaminhadas ao Lacen, para detectar se há presença dos vírus da dengue, chikungunya e Zika.
"Os sintomas são sugestivos de dengue, mas temos que aguardar os laudos do Lacen", disse a epidemiologista
A Sesapi também detectou que o povoado Paraibinha também possui casos suspeitos, com os mesmos sintomas dos moradores de Caraíba. A Secretaria enviou equipe para também realizar trabalho de educação e eliminação dos mosquitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário