Um evento dos alunos do 3º ano da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) gerou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira (5/6). O colégio da cidade do Rio Grande do Sul promoveu um dia temático para os formandos com o tema 'Se nada der certo', e as fantasias escolhidas por alguns dos alunos foram consideradas ofensivas por vários internautas.
Segundo a própria instituição divulgou em uma nota de esclarecimento, a ideia era tornar a possibilidade de não passar no vestibular mais "tranquila" para os estudantes e mostrar outras opções de trabalho. O resultado, no entanto, foram estudantes "fantasiados" de profissões que considerariam um fracasso, como garis, faxineiros, hippies, vendedores ambulantes e funcionários de fast-food.
A página da escola recebeu diversas criticas de internautas em sua página. "Realmente escolheram muito mal o nome do seu projeto e ofenderam muitos trabalhadores honestos", comentou um usuário. "Menosprezaram SIM muitas pessoas e profissões. Mexeram com a auto estima das pessoas e em nenhum momento se preocuparam com o RESPEITO, que é o que uma organização escolar deve prezar", comentou outra. "Tem gente que menospreza a capacidade de compreensão das pessoas. Quanta hipocrisia!", disse uma internauta.
Após a repercussão negativa, o IENH afirmou, em sua página oficial no Facebook, que "em momento algum teve a intenção de discriminar determinadas profissões", e que "de forma alguma foi fazer referência ao 'não dar certo na vida'" (leia nota abaixo).
Confusão com outra escola
Quando as fotos dos alunos começaram a circular, muitos internautas afirmaram se tratar de um evento de uma unidade colégio Marista Champagnat, também no Rio Grande do Sul. Essa escola, contudo, esclareceu que não tinha relação com o evento e que já realizou um recreio temático semelhante, em 2015.
Leia na íntegra a nota oficial divulgada pelo IENH:
Nenhum comentário:
Postar um comentário