O dia de Corpus Christi, em português Corpo de Cristo, foi celebrado nesta quinta-feira (15) em Teresina com a tradicional confecção do tapete, celebrações de missas e a procissão de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Confira também
- Arquidiocese realiza Missa de Corpus Christi na Catedral N.Sra. das Dores
- Missa e procissão de Corpus Christi leva fiéis à Igreja das Dores
- Quase 10 mil pessoas são esperadas na missa de Corpus Christi
- Procissão de Corpus Christi reúne dezenas de fieis em Esperantina
Na tarde de hoje, fies lotaram a Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, para acompanhar a santa missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Em seguida, eles seguiram em procissão até a Igreja São Benedito, no Centro.
O Corpus Christi tem como objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
A Santa Missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo.
Confecção dos tapetes
Confecção dos tapetes
A festa de Corpus Christi remete século XIII. No ano de 1264, o Papa Urbano IV estendeu esta solenidade para toda a igreja. Neste mesmo período surgiu também a procissão com o ostensório (que carrega o Corpo de Cristo), por ruas enfeitadas nas cidades e aldeias. Os tapetes confeccionados expressam a fé e o amor do povo cristão por Jesus que volta a passar pelas ruas das cidades e lugarejos.
Foto: Arquidiocese de Teresina
Nenhum comentário:
Postar um comentário