Açudes têm bombas desligadas e racionamento atinge 380 mil pessoas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

7 de jun. de 2017

Açudes têm bombas desligadas e racionamento atinge 380 mil pessoas

defesa5.jpgO racionamento de água anunciado ontem (5) pelo governador Wellington Dias (PT) vai atingir 380 mil pessoas nos 40 municípios que estão em situação de emergência devido à seca. Nesta terça-feira, a Defesa Civil informou que os açudes Caboco e Estreito, que ficam na região de Padre Marcos, Belém e Francisco Macedo, tiveram as bombas desligadas.

Na tarde de hoje, o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias, está reunido com a Força Tarefa definindo o plano emergencial que será apresentado ao governador Wellington Dias. Durante o racionamento cada família só poderá consumir 70 litros de água por dia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) determina que uma família use 120 litros por dia.
Na reunião, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) está apresentando a situação dos volumes das barragens do Piauí. Além de Caboco e Estreito, estão quase sem água os açudes de Algodões II, em Curimatá, com 14%; Piaus, em São Julião com 5%; Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, com 7% e Joana, em Pedro II, com 11%.
Além da Defesa Civil, participam da reunião representantes da Funasa, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Codevasf, Agespisa e Instituto das Águas.
“Estamos elaborando o plano com base nos dados apresentados pelos órgãos para apresentar ao governo de forma que sejam alocados recursos”, disse Hélio Isaias.
Entre as ações da Força Tarefa está previsto o aumento da operação carro-pipa de 200 veículos para 300, a perfuração de poços e a construção de adutoras de engate rápido.
O secretário destacou que os açudes Petrônio Portela e Piaus estão em volume morto. “Em algumas regiões ainda chove, mas há uma faixa no semiárido quqe teve precipitação abaixo da média e os açudes não pegaram água. A chuva seria de novembro a março, mas foi abaixo do volume”, explicou.
O gestor disse que vai apresentar ao governador o mapa sobre a seca mostrando a situação de cada região e acrescentando alternativas para os municípios.
O Dnocs informou que no ano passado foram construídos 150 poços tubulares com recursos próprios e em parcerias com prefeituras. Na contramão da seca, o açude Caldeirão (Piripiri) está com 100% da capacidade, assim como Nonato em Dom Inocêncio. O açude Pedra Redonda em Conceição do Canindé está com 83% da capacidade. A barragem Corredores em Campo Maior também registra 100% da capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário