esta segunda-feira (22) é comemorado o Dia Internacional da Diversidade Biológica e nesta data importante para a valorização dos seres vivos que habitam o planeta, o projeto Jandaia Sol será lançado com o intuito de sensibilizar alunos da rede pública para os dados do tráfico de animais no estado. O objetivo é que mais de 7 mil alunos sejam alcançados na primeira etapa da ação. No total, a rede pública municipal de Teresina possui mais de 300 mil alunos que serão englobados por essa mobilização.
Aproximadamente 2 mil animais são resgatados por ano provenientes do tráfico no Piauí e essa prática causa prejuízos relevantes à natureza. Conforme o analista ambiental do Ibama, Fabiano Pessoa, o tráfico ocorre por meio da captura, transporte e venda. Ele afirma ainda que existem diversos pontos de venda ilegal de animais em Teresina estimulados pela cultura da população de criar animais em cativeiro.
De acordo com o analista, a fauna é um elemento essencial para o equilíbrio da biodiversidade e o analista diz que o ato de retirar o animal do habitat natural, mantê-lo em cativeiro e alimentá-lo inadequadamente são danosos ao indivíduo que realiza o tráfico e ao animal. "No sistema de triagem conseguimos pegar uma pequena parcela da realidade do tráfico nas ações de fiscalização. Procuramos conscientizar a população que o local do animal silvestre é em liberdade", disse.
Com a finalidade de erradicar a cultura do tráfico nos lares piauienses, será realizado um trabalho preventivo nas escolas públicas com foco na educação ambiental de crianças e adolescentes que compõem o corpo discente.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Olavo Braz, explicou ao Bom Dia Piauí que o pássaro que deu nome ao projeto, a Jandaia Sol, é um dos símbolos de Teresina e tem se tornado cada vez menos comum nos ares da capital. "No início vamos trabalhar com 7,5 mil crianças e temos outro projeto com o Ministério Público que alcançará 50 mil crianças", destacou o secretário.
Ainda de acordo com Olavo Braz, os resultados do projeto serão transformados em livros de poemas e redação. "Faremos isso para que as próximas gerações se conscientizem que pássaros só são bonitos livres, fora da gaiola", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário