Com 20 anos de história, 'Coral das Mil Vozes' corre risco de encerrar atividades - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mai. de 2017

Com 20 anos de história, 'Coral das Mil Vozes' corre risco de encerrar atividades

Foto: (Ellyo Teixeira/G1)O Coral das Mil Vozes, atração já cativa no calendário das festas natalinas em Teresina, está ameaçado de extinção, pois o contrato da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) com professores não foi renovado. O projeto tem transformado a vida de muitas crianças há cerca de 20 anos, mas está ameaçado por conta do atraso do contrato dos professores.
Estudantes das escolas municipais e estaduais formam o coral da mil vozes que se apresentam no final do ano no adro da igreja são Benedito. Em 2016 não houve apresentação depois da morte do maestro Emanuel Coelho, pois surgiram problemas para a continuação do trabalho.
O coral Vozes do Poti é formado por alunos da escola Firmina Sobreira, no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina. Eles compõem o coral das mil vozes.
O professor de música Marcos Vinícius trabalha no coral Vozes do Poti e lamentou a situação porque segundo ele, com as aulas muitas crianças carentes deixarão de ter contato com música.
"Eu e mais 10 professores levamos música, principalmente para crianças que não têm acesso com a cultura. Mesmo sem contrato e sem receber pagamento pelas aulas, continuamos com o trabalho”, contou.
Airton Carneiro contou que o professor Vinicius continua com trabalho porque tem uma boa relação com a escola e com alunos, no entanto, os outros docentes estão parados.
Marilena Silva, diretora da escola também lamenta a situação, pois segundo ela, o comportamento e desempenho dos alunos melhorou bastante depois da participação deles no coral.
Uma prova viva dos bons resultados do projeto é a jovem Maria da Cruz. Ela participou do Coral das Mil Vozes durante anos e hoje é formada em Música pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
"Na minha vida teve uma influência muito grande. Acredito que a escolha da minha profissão foi bastante influenciada pelo projeto. O coral da Mil Vozes é uma semente plantada no coração das crianças para que elas possam pensar em futuro dentro da música", afirmou.
A secretaria de educação informou em nota que a contratação de professores para música e dança acontece a partir de solicitação da escola de música, e que este ano já houve teste seletivo para preencher essas vagas, quanto ao Coral das Mil Vozes, a Seduc alegou que não é responsável pelas contratações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário