Uma portaria publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União reconheceu a situação de emergência em mais um município piauiense, aumentando a lista das cidades para 118. Com grande perda na safra e diversos problemas, principalmente na zona rural, a cidade de Oeiras, a 313 km de Teresina, também teve a situação de alerta decretada.
De acordo com a portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Oeiras está entre as 18 cidades que foram incluídas no último decreto publicado na segunda-feira, a maioria de municípios do Nordeste e Minas Gerais.
Com o decreto, a cidade pode ser incluída em ações emergenciais e receber recursos da União, como os R$ 24 milhões do Ministério da Integração para obras contra a seca e ações que vão desde a incentivos bancários e parcelamentos de débitos a operação carro pipa.
De acordo com a Secretaria Estadual de Defesa Civil, os municípios mais afetados são os da região do semiárido, na região da Serra da Capivara, Vale do Canidé, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueiras, além de cidades na região do cerrados, onde há uma grande perda na safra.
Diego Iglesias
Redacao@cidadeverde.com
Redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário