Vultos de Valença Século XIX – História de Zeca de Castro - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

1 de ago. de 2016

Vultos de Valença Século XIX – História de Zeca de Castro

MatrizJosé Martins de Castro e Silva (Zeca de Castro), filho de Luís de Castro e Silva e de Raimunda Maria de Castro e Silva nasceu em Valença a 19 de abril de 1888.
Em sua terra natal aprendeu a ler, escrever e contar. Com estes conhecimentos elementares, mas, dotado de considerável inteligência e de espirito comunicativo, enfrentou a luta pela vida.
Foi em Valença, auxiliar da casa comercial, Secretário do Conselho Municipal, Secretário de Intendência, Conselheiro Municipal (1913 a 1916) e Intendente do Município (1921 a 1924).
Matriz
Em Valença construí várias obras entre as quais o Mercado Central, o Prédio da Prefeitura Municipal, (hoje o prédio da câmara municipal), “ainda existentes” além de estradas carroçáveis.
Era agropecuarista e tornou-se, ainda grande comerciante de tecido, miudezas e de géneros de exportação (couro, peles, maniçoba, cera de carnaúba etc), sendo sócio e gerente da firma, Martins Castro & Irmãos, com sede em Valença do Piauí.
Exerceu influência comercial em vários municípios piauienses, notadamente, em Valença, Picos, Oeiras, Amarante, Regeneração e São Miguel do Tapuio.
Era deputado estadual, eleito sob a legenda do Partido Nacional Socialista, quando faleceu, em Teresina, a 21 de junho de 1935. Foi sepultado em Valença do Piauí-PI.
Autor: Alcides Martins Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário