Teresina é a 12ª capital com mortes por arma de fogo, aponta pesquisa - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de ago. de 2016

Teresina é a 12ª capital com mortes por arma de fogo, aponta pesquisa

Suspeito de assalto foi perseguido e morto por vítima na Zona Sul de Teresina (Foto: Gustavo Almeida/G1)No Piauí, para cada branco morto, 14 negros são assassinados, segundo dados do Mapa da Violência, pesquisa anual da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) que tabulou dados do ano de 2014. Os números são assustadores, no ano referenciado ocorreram 26 homicídios de pessoas brancas no estado e 369 assassinatos com vítimas negras, uma média de um branco para cada 14 negros.
A pesquisa compara também os dados 2003 com o de 2014. No primeiro ano referência, 120 negros e 17 brancos foram assassinados. Nesta época, para cada branco morto, 7 negros eram vítimas de homicídio. Em 11 anos, houve um crescimento de 182,8% na taxa de homicídios na população negra e de 33,9% entre os brancos.

Ainda de acordo com a pesquisa, proporcionalmente, no estado, os negros morrem 356,4% mais do que os brancos. Com esse resultado, o Piauí é o terceiro estado mais perigoso do Brasil para a população negra. Como base de comparação, no Brasil como um todo, os negros morrem 158,9% mais do que os brancos. Apenas três estados (Tocantins, Acre e Paraná) matam mais brancos que negros.

“Percebemos, nas situações extremamente diferenciadas entre as UFs, apresentadas nas tabelas e gráficos, que apenas estudos e análises locais poderão permitir um melhor entendimento dos determinantes — para além daqueles generalizados, como a herança da escravatura ou o racismo institucional”, explica em síntese o estudo.

Teresina violenta
Teresina é a 12ª capital do país em número de homicídios por arma de fogo, conforme estudo “Mapa da Violência 2016”. Foram 346 assassinados em 2014, ano mais recente que compõe os índices do levantamento. No Piauí, o índice que no ano 2000 era de 4,7 mais que triplicou em 2014. Foram 454 assassinatos por arma de fogo, um índice de 14,0. No entanto, apesar do aumento, o estado ocupa o 9º lugar do Nordeste e o 22º em relação a todo o país.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário