Por Alessandra Ferreira CBN
— São Paulo
Donald Trump durante julgamento em que foi condenado de suborno a ex-atriz pornô. — Foto: Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Trump diz que julgamento que o condenou por fraude foi manipulado
0 seconds of 5 minutes, 18 secondsVolume 45%
00:00
05:18
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que o julgamento que o condenou por acusações de fraude contábil durante as eleições de 2016 foi manipulado. Ele foi considerado culpado por 34 crimes envolvendo o pagamento de US$ 130 mil, cerca de R$ 670 mil, pelo silêncio da atriz Stormy Daniels na reta final do pleito.
Trump afirmou que cometeu 'apenas um delito leve'. Segundo ele, o pagamento feito para o advogado foi uma despesa legal.
Acesso a armas, viagens internacionais e mais: saiba restrições de Trump como condenado pela Justiça
O republicano criticou o juiz do caso. Trump o acusou de 'crucificar' as testemunhas de defesa que depuseram ao longo do julgamento. E disse que a condenação atendeu interesses do governo de Joe Biden.
Donald Trump também criticou a multa que recebeu durante o julgamento por ter violado por 11 vezes a ordem de silêncio. O republicano usou as redes sociais para atacar testemunhas, promotores, jurados e funcionários do tribunal.
A defesa de Trump já afirmou que irá recorrer da condenação assim que possível.
Ex-presidente ainda lidera pesquisas
Pesquisas recentes indicam que Donald Trump lidera em seis dos sete estados considerados decisivos para a eleição. O presidente Joe Biden só tem a preferência dos eleitores no Michigan. A eleição nos Estados Unidos é indireta – por isso, o candidato que vence em cada estado, mesmo por uma margem pequena, leva todos os delegados do colégio eleitoral.
Joe Biden comentou a condenação do adversário nas redes sociais. O presidente e candidato à reeleição escreveu que apenas as urnas podem manter Donald Trump fora do Salão Oval, em uma referência ao gabinete da presidência dos Estados Unidos na Casa Branca.
A condenação foi criticada pelo governo da Rússia. O porta-voz do Kremlin disse que o veredito dado pelo júri mostrou que todos os meios legais e ilegais estão sendo usados nos Estados Unidos para se livrar de rivais políticos
Em 2021, uma investigação dos Departamentos de Segurança e de Justiça norte-americano afirmou que o governo russo tentou interferir nas eleições de 2016 a favor de Donald Trump.
Este foi o primeiro de quatro julgamentos criminais que o ex-presidente enfrenta.
O país não tem uma lei como a Ficha Limpa brasileira. Com isso, mesmo condenado, o republicano poderá entrar na disputa pela Casa Branca. A eleição norte-americana está marcada para o dia 5 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário