Por Redação CBN
Moradores tentam se refrescar na Índia em dia de forte calor. — Foto: Money SHARMA / AFP
O serviço meteorológico da índia registrou um dia de calor intenso por todo o país nessa terça-feira (28), especialmente na capital, Nova Dheli. A cidade registrou um recorde histórico, com temperatura de 49,9°C. A máxima anterior havia sido de 49,2ºC, em 2022.
Mas esse não foi a maior do dia em todo o país. O estado de Rajasthan registrou 50,5ºC, se aproximando da temperatura mais alta da história da Índia, na região desértica de Phalodi, que registrou 51ºC em 2016. A maior temperatura já registrada na história do mundo foi em 1913, no Death Valley, na Califórnia (EUA), com 56,7°C.
Em meio ao calor, autoridades começaram a alertar para a escassez de água em Nova Dheli. Algumas áreas tiveram, inclusive, corte de abastecimento. Ministro da Água, Atishi Marlena fez um alerta que os habitantes da região precisam ter uma 'responsabilidade coletiva' para evitar desperdício.
Além disso, o Departamento Meteorológico da Índia alertou para o impacto do calor na saúde.
A expectativa é que a temperatura siga alta nos próximos dias no país. O local é acostumado com as altas temperaturas no período do verão, entretanto a registrada nessa terça, por exemplo, foi de quase nove graus acima do esperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário