Teresina cai cinco posições em ranking de qualidade de saneamento - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

11 de mar. de 2020

Teresina cai cinco posições em ranking de qualidade de saneamento



Um estudo do Instituto Trata Brasil e da GO Associados divulgado nessa terça-feira (10), mostra que Teresina caiu cinco posições no ranking de saneamento básico. Em 2019, a capital piauiense estava em 85º lugar. Em 2020, caiu para a nonagésima (90ª) posição. 
Teresina cai cinco posições em ranking de qualidade de saneamento

O estudo foi feito com base nas 100 maiores cidades do Brasil, que concentram 40% da população do país, e nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2018.

Para entender os avanços ou não dos indicadores, o estudo também analisou o índice de investimento sobre a arrecadação dos governos municipais. E o resultado não foi animador: a maior parte das grandes cidades do país tem um baixo nível de reinvestimento no setor de saneamento básico.

Isso quer dizer que, do valor arrecadado, apenas uma pequena parcela é utilizada para fazer melhorias no serviço, como a manutenção e a troca de redes e a expansão dos atendimentos. A maior parte é gasta com pagamento de funcionários ou insumos, como produtos químicos.

"Em ano de eleição de prefeito, é importante que a população questione e relembre que a responsabilidade pelo saneamento básico é municipal. Os prefeitos são os elos mais próximos da população, então tem que perguntar mesmo. E o saneamento? E a água? E a tarifa? O poder do saneamento está mais perto do cidadão do que ele imagina", diz Édison Carlos, presidente executivo do Trata Brasil.

Clique aqui e confira o relatório completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário